Fitinhas coloridas da Bahia

Turismo no Nordeste – Melhores épocas para ir

No Brasil e no mundo, o potencial de turismo no Nordeste é conhecido. Há desde praias paradisíacas a chapadas e formações geográficas inusitadas. Tais belezas estão lá sempre, mas há melhores épocas para ir e ter o melhor de cada lugar.

E quem faz turismo no Nordeste também convive com uma rica cultura que aparece na culinária, nas músicas e nas festas populares.

A região Nordeste, formada pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão é uma região brasileira cheio de cultura e paisagens lindas.

Quem pretende fazer uma viagem para o Nordeste tem muitas opções de quando ir. Apesar da infraestrutura criticada e em certos pontos defasadas, o Nordeste conta com muitos aeroportos para facilitar a vida dos turistas que querem explorar as belezas da região.

A Bahia, o maior estado nordestino, por exemplo, conta com três aeroportos de grande porte para quem busca passagens aéreas para a Bahia.

Além disso, algumas cidades turísticas do Nordeste estão entre os principais destinos dos pacotes de operadoras como a CVC ou sites de pacotes como a Decolar e o Hotel Urbano. A CVC conta até com uma página especial com pacotes em destaque para o Nordeste, com promoções e ofertas para vários destinos.

Sempre existem boas ofertas e pacotes baratos para Maceió, Natal e Porto Seguro, três dos principais destinos turísticos para quem prefere viajar com pacote.

As festas populares do Nordeste também encantam. 

Em Salvador, há grandes festas populares na Lavagem da Escadaria do Bonfim, no Carnaval e, claro, no final do ano, próximo ao Réveillon.

Olinda, ao lado de Recife, também realiza um grande Carnaval de rua tradicional e cheio das cores da melhor cultura popular pernambucana.

Quando ir para o Nordeste

O Nordeste tem atrações turísticas o ano inteiro, é claro.

Mas existem algumas épocas em que viajar para algum lugar do Nordeste é ainda mais especial.

Abaixo, vamos dar algumas dicas para ajudar você a planejar sua viagem para essa região brasileira cheia de coisas para fazer, ver e conhecer.

Réveillon no Nordeste

Coqueiros à beira mar, na Costa do Sauipe | Pixabay

O Réveillon no Nordeste é especial, principalmente na praia, quando dá para tomar um banho de mar e lavar a alma para começar o Ano Novo.

Todas as capitais e grandes cidades turísticas possuem festas de Réveillon, com destaque para a programação de shows da virada do ano em Fortaleza, capital do Ceará, da capital baiana Salvador e o Ano Novo de Recife, capital do Pernambuco.

Mas nossa dica para passar o Réveillon no Nordeste são lugares menores, mas bastante agitados no final do ano.

Jericoacoara, um paraíso escondido no Ceará, é um dos melhores destinos de final de ano no Nordeste.

A vila dentro de um parque nacional é charmosa, com suas ruas de areia e suas praias, entre as mais bonitas do mundo.

No dia do Réveillon em Jericoacoara, a vila se transforma em uma grande festa.

A duna do pôr do sol, atração turística mais famosa de Jeri, fica lotada de pessoas que aguardam a virada para o Ano Novo. O final da contagem regressiva e a entrada do ano é marcada por fogos de artifício.

Depois da queima de fogos que marca o novo ano, festas se espalham na praia, em bares e pousadas.

Outros réveillons que valem a pena conhecer no Nordeste para quem gosta de festa é a virada do ano em Arraial d’Ajuda, no sul da Bahia, próximo a Porto Seguro, e na praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, próximo a Natal.

Carnaval no Nordeste

O melhor carnaval do Brasil é no Nordeste, mais precisamente em Olinda, cidade histórica ao lado de Recife. A folia em Olinda é inesquecível, um Carnaval com muita coisa para fazer.

O Carnaval de Olinda reúne milhões de foliões que acompanham os blocos de maracatu, os bonecões de Olinda e, quando sobra energia, ainda frequentam o Carnaval do centro antigo de Recife, onde acontece uma programação de shows gratuitos de madrugada.

Junto com o Réveillon, o Carnaval no Nordeste é a melhor época para os festeiros explorarem a região.

Também faz sucesso o Carnaval de trios elétricos e abadá de Salvador, além das festas e folias em lugares menores, mas muito movimentado por turistas nesse feriado, como Porto Seguro, na Bahia, Pipa, no Rio Grande do Norte e Canoa Quebrada, no Ceará.

Junho no Nordeste

Lagoa nos Lençóis Maranhenses – Junho é uma das melhores épocas para ir

Junho é uma ótima época para viajar para o Nordeste e fugir do frio que já toma o sul do Brasil e a região Sudeste.

Os destaques para os turistas em junho no Nordeste são as festas juninas, em especial o São João de Campina Grande, conhecido como o maior São João do Mundo, na Paraíba, e a festa de São João de Caruaru, em Penambuco.

Junho é uma das melhores épocas para conhecer os Lençóis Maranhenses, no Maranhão.

A cidade base para conhecer os Lençóis é Barreirinhas, que conta com um pequeno aeroporto, que só tem voos privados ou de táxi aéreo.

Mas o melhor esquema para viajar para os Lençóis Maranhenses não é comprando passagens aéreas para Barreirinhas, dada a limitação, e sim voando até São Luis, capital do estado.

Julho no Nordeste

Viajar para o Nordeste em julho é a sugestão para quem quer fugir do frio, visitando um lugar quente no inverno.

Em julho, acontece o Festival de Inverno de Garanhuns, uma grande festa com programação de shows, teatro e muita música no sertão pernambucano.

Outro destino para fugir do frio em julho no Nordeste é o litoral norte da Bahia, em praias como praia do Forte, Imbassaí e Costa do Sauípe, que guarda alguns dos melhores resorts do Brasil.

É fácil chegar a essas praias. Comprando passagens aéreas para Salvador e chegando no aeroporto da capital baiana, você já está na boca da estrada que leva a essas praias e outras do litoral norte da Bahia. Não precisa nem pegar o trânsito da capital baiana.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*