Roteiros de viagem para o Nordeste

O que fazer no Nordeste

A região Nordeste brasileira é um mosaico colorido de atrações turísticas:

Os cenários, as pessoas e a história dos estados do Maranhão, do Piauí, do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas, do Sergipe e da Bahia atraem milhões de viajantes todos os anos, o ano inteiro.

Quem tem o prazer de conhecer e reconhecer a região Nordeste descobre mais da humanidade, da beleza e da força da natureza  em cenários únicos como os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e o Cânion do Xingó, em manifestações culturais e festas como o Carnaval de Olinda, a Lavagem das Escadarias do Nosso Senhor do Bonfim e o São João de Caruaru.

O que ver no Nordeste

É começar a listar as melhores atrações do Nordeste. Difícil é parar de fazer a lista. E são coisas para fazer e ver para todos os gostos:

  • Fernando de Noronha – o isolado arquipélago pernambucano que tem algumas das praias mais bonitas do mundo, pousadas charmosas para casais em lua de mel e mergulho entre tubarões e tartarugas.
  • Lençóis Maranhenses – o gigantesco  parque de dunas branquinhas no Maranhão que fica coberto por milhares de lagoas durante uma parte do ano é uma paisagem sem nada igual no mundo.
  • Delta do Parnaíba – O retalho de paisagens de mar, rio, mangues e mata no Delta do Rio Parnaíba, na fronteira maranhense e do Piauí, surpreende o visitante. Parnaíba, uma das cidades que serve como base para passear no Delta do Parnaíba, tem um bonito centro histórico e o aeroporto de Parnaíba está crescendo e ganhando destaque na região Nordeste.
  • Jericoacoara – O pôr do sol em Jericoacoara é reconhecido como um dos mais espetaculares do mundo e emoldura um parque com dunas, lagoas e uma charmosa e festeira vira que em uma área protegida.
  • Porto Seguro – Principal destino das agências de turismo no Nordeste, possui aeroporto internacional e vasta estrutura de pousadas, hotéis e resorts. Por tudo isso, Porto Seguro tem alguns dos pacotes de viagens mais baratos do Brasil. Famoso pelas baladas, Porto Seguro, no sul da Bahia, também dá acesso a Costa do Descobrimento e lugares como Santo André da Bahia, Praia do Espelho, Trancoso e Arraial d’Ajuda.
  • São Luís do Maranhão – A capital maranhense tem um bom aerporto com voos do Brasil inteiro. A principal atração de São Luís é o centro histórico Reviver. O Reviver é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco por causa das suas construções e azulejos do período colonial brasileiro. O aeroporto de São Luís é, atualmente, o principal destino aéreo para quem quer ir para Barreirinhas, cidade que é porta de entrada dos Lençóis Maranhenses.
  • Chapada Diamantina – No coração do estado da Bahia, longe do litoral, fica uma das mais conhecidas formações geológicas do Brasil, a Chapada Dimantina. O destaque na Chapada são trilhas bonitas entre cânions como a trilha do Vale do Pati e cachoeiras, como a Cachoeira da Fumaça, no Vale do Capão, uma das maiores cachoeiras do Brasil. O Pantanalzinho, uma área alagada onde vivem comunidades quilombolas, é outro lugar que merece ser visitado pelos viajantes. A principal cidade porta de entrada da Chapada Diamantina é Lençóis, que possui uma boa estrutura turística, com pousadas charmosas, guias e agências de turismo para as aventuras.
  • Litoral norte da Bahia – O trecho de litoral entre Salvador e o Sergipe é um dos melhores lugares da Bahia para quem procura o luxo de resorts 5 estrelas. Na Costa do Sauípe ficam alguns dos melhores resorts do Brasil. A praia do Forte, a 66 km do aeroporto de Salvador, também concentra bons hotéis pé na areia e 5 estrelas de luxo. O litoral norte da Bahia também tem praias selvagens, como Arembepe, onde fica a comunidade tradicional hippie mais famosa perto de Salvador, e Massarandupió, praia de nudismo na Bahia.
  •  Praia da Pipa – Rio Grande do Norte – Próxima de Natal, capital do Rio Grande do Norte, a Praia da Pipa reúne paisagens como o Chapadão, de onde é possível ver um lindo nascer do sol e um panorama da praia do Amor, a Enseada dos Golfinhos, bela praia cercada de falésias onde os golfinhos comparecem quase que diariamente, e a praia do Madero, uma das mais bonitas praias do Brasil, uma paisagem que mistura falésias e Mata Atlântica. A praia da Pipa tem, ainda, uma badalada noite e ótimos restaurantes internacionais.
  • Maragogi  – Maragogi e lugares próximos, como Japaratinga, na Costa dos Corais, litoral de Alagoas, fica a mais ou menos 220 quilômetros tanto de Recife quanto de Maceió. O destaque desse trecho do litoral de Alagoas chamado de Caribe Brasileiro são as águas quentes e cristalinas que formam lindas piscinas naturais, onde é possível mergulhar próximo à barreira de corais para observar uma diversa vida marinha.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*