Coqueiros à beira mar, na Costa do Sauipe | Pixabay

Lugares para viajar no Nordeste – Descubra a Bahia!

Você vai viajar, certo? E deseja escolher o melhor lugar para ir, é isso?

O nordeste brasileiro tem lugares com praias paradisíacas, rios e cachoeiras; praias de nudismo, ilhas desertas e outras paisagens singulares, muitas delas situadas na Bahia, meu rei!

A Chapada Diamantina, Costa dos Coqueiros, arquipélago de Morro de São Paulo, Itacaré e Una – Ilha de Comandatuba são só alguns exemplos.

O artigo a seguir faz parte de uma série que irá ajudar você escolher quais lugares para viajar no nordeste, nas próximas férias em família ou viagem a dois. Este post vai falar um pouco sobre cada lugar na Bahia.

Após ler o texto você terá uma ideia sobre as cidades turísticas do estado e arredores, sempre relevando o porquê decidir pelo destino, considerações sobre a data da viagem e o que acontece de melhor em cada época do ano.

Lugares para viajar na Bahia

A Bahia é perto de SP e do RJ

A Bahia é um destino para todos os perfis de viajantes. Quando pensamos na Bahia, entretanto, a dica é saber escolher para onde ir. Por exemplo, se a ideia é uma viagem romântica, você pode escolher Morro de São Paulo, mesmo destino que também é boa pedida para os solteiros em busca de baladas.

Já, Itacaré, por exemplo, é um destino mais para casais, assim como Porto Seguro é pedida ideal para os solteiros e adolescentes, loucos por uma farra. Confira abaixo um pouco sobre alguns dos melhores lugares para viajar na Bahia:

Salvador

A primeira capital do Brasil é uma cidade bem legal para quem gosta de fazer turismo e conhecer um pouco sobre história. Salvador é um caldeirão de misturas que agrada à todos com belas praias, culinária picante e shows de rua.

A temperatura média em Salvador é de 26ºC, com clima tropical e águas quentinhas em todas épocas do ano. São 50 km de litoral com muitas praias lindas. O destaque fica por conta do Pelourinho, tombado pela UNESCO, como Patrimônio Cultural da Humanidade.

3 dicas de boas praias em Salvador são as praias de Itapuã, Stella Maris e Porto da Barra. Itapuã é legal para passar o fim de tarde, tomando uma cerveja no calçadão. Já Stella Maris é maneira para quem é do surf. Já Porto da Barra foi considerada uma das praias mais bonitas do mundo pelo The Guardian.

Além destas praias, há também a Baía de Todos os Santos, com muito sol, praia e esportes náuticos, mergulho e aventura. Delimitada pela praia do Farol da Barra e a Ponta do Garcez, é a maior baía do Oceano Atlântico. A área é muito bonita e considerada área de proteção ambiental.

Quer uma dica? Estique um passeio de lancha até Itaparica, o lugar é simplesmente paradisíaco.

Costa dos Coqueiros

A Costa dos Coqueiros fica a cerca de 50 km de Salvador. É um lugar legal para ir com a família e crianças ou mesmo uma viagem a dois.

A Praia do Forte é um destino perfeito para viagem romântica com crianças. O casal pode curtir os bares e restaurantes sofisticados e as crianças curtem os animais marinhos do Projeto TAMAR.

Já a Costa do Sauipe é onde fica o maior complexo de hotéis e resorts da América do Sul. São hotéis, resorts, pousadas e áreas de lazer e negócios de infraestrutura que o turista tem à disposição. Tem até campo de golf. É lá na Costa do Sauipe que acontece o Brasil Open (torneio de tênis).

Para quem gosta de literatura e novela poderá reviver as cenas de “Tieta do Agreste”, romance de Jorge Amado que se passa na praia de Mangue Seco, no extremo norte do litoral baiano. São 30 km de praias ótimas para o banho de mar nas marés baixas. Na maré cheia é indicada para a prática de surf.

Os melhores resorts all incluisve na Bahia

Como chegar?

A Bahia possui aeroportos internacionais, regionais, helipontos, estradas, portos e marinas. Alguns dos principais aeroportos do estado estão localizados em Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Paulo Afonso e Vitória da Conquista.

Há voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outras cidades brasileiras para Salvador. Procure pelas empresas aéreas Latam, Gol, Azul e Avianca.

Passagens aéreas baratas para o Nordeste: como conseguir promoções?

Quando ir?

Um momento bem legal para curtir as praias de areia branquinha é o verão, que vai de dezembro a fevereiro. Este último mês, um dos melhores para visitar a Bahia. É mês de festa em Salvador. É o carnaval de rua da Bahia. Considerado em 2005 pelo Guiness Book como a maior festa de rua do planeta, o carnaval de Salvador reúne pessoas de todas as partes do mundo.

Em junho de 2017 acontece as festas juninas do Nordeste. O mês de São João é celebrado com muita festa junina em Salvador. Uma outra grande festa, com muita comida típica regional brasileira, bebidas e música nordestina.

Quer saber de algum show legal quando você estiver em Salvador? Dê uma pesquisada nos sites pessoais dos artistas locais como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Claudinha Leite, Carlinhos Brown, Chiclete com Banana e Olodum. Eles estão sempre com aquele axé em Salvador.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*