A Lavagem do Senhor do Bonfim é a maior festa religiosa popular de Salvador - Foto: Alberto Coutinho

Festas populares no Nordeste

A mistura de religiões, música e manifestações artísticas que forma as diversas tradições nordestinas tem como palco privilegiado as festas populares do Nordeste.

A região que tem cenários como as mais bonitas praias do litoral brasileiro, os cânions do São Franciso e a Chapada Diamantina também conta com as maiores e melhores festas populares do Brasil.

A festa popular do Nordeste mais famosa é o Carnaval.

O Carnaval de Salvador, com a programação de trio elétricos, axé e abadás, é uma das festas mais famosas do Brasil.

Porém a melhor festa de Carnaval do Nordeste é o Carnaval de Olinda, que se desenrola no centro histórico da cidade histórica.

A festa de carnaval de Olinda gira em torno de blocos gratuitos, com a tradição da percussão e dos bonecões de Olinda.

Apesar de reunir milhões de turistas de todo o mundo, o Carnaval de Olinda é uma festa popular mais tradicional do que o de Salvador hoje em dia.

O Carnaval costuma acontecer em fevereiro (46 dias antes do domingo de Páscoa) e é um dos principais feriados do Nordeste.

O Réveillon também é uma grande festa no Nordeste. No auge da temporada turística das férias de verão, tanto as grandes capitais nordestinas quanto praias como Jericoacoara, Canoa Quebrada, Porto Seguro e outros destinos fazem grandes comemorações de Ano Novo, cada uma com seu estilo de festa da virada.

A festa de Réveillon em Fortaleza reúne milhões de turistas, enquanto Jeri, também no Ceará, convida seus visitantes a ver a queima de fogos de Ano Novo da Duna do Pôr do Sol.

Festas populares na Bahia

Ao longo de todo o ano, a Bahia exibe sua cultura e suas tradições em festas populares.

No calendário de festas populares da Bahia, uma das mais significativas é a Lavagem da Escadaria do Bonfim, em Salvador.

A festa em Salvador celebra o Senhor do Bonfim, que nas religiões de matriz africana é representado por Oxalá.

Em janeiro, na segunda quinta-feira do ano, a festa em Salvador reúne mães e filhas-de-santo que lavam aas escadarias da Igreja do Bonfim.

A Festa do Senhor do Bonfim em Salvador acontece logo depois, no segundo domingo do calendário de Ano Novo.

Carnatal, o maior Carnaval fora de época

O Carnatal é uma das maiores micaretas do Brasil, com a bela Natal-RN de cenário.

A festa de Carnaval fora de época em Natal, capital do Rio Grande do Norte, já virou tradição, com milhares de turistas que aproveitam o começo das férias de dezembro e o clima de verão.

Desde 1991, o Carnatal reúne cada vez mais pessoas e já entrou no calendário de maiores festas do Nordeste.

Festas juninas no Nordeste

O forró e a música popular, as históricas sertanejas, a comida típica das festas juninas do Nordeste fazem com que a região tenha as maiores festas de São João do Mundo.

Ao longo de todo mês de junho, para celebrar o Dia de São João, 24 de junho, Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, no Pernambuco, fazem as duas melhores festas juninas de São João do Brasil.

Outra festa junina do Nordeste imperdível é o Bumba-meu-boi de Maranhão.

A festa do Bumba-meu-boi em São Luís reúne no centro histórico da cidade grupos artísticos, música, cores e folclore durante o mês de junho.

Também em junho, em torno do São João, Aracaju, capital do Sergipe, recebe sua maior festa do seu calendário, o Forró Caju.

Festival de Inverno de Garanhuns

As festas populares do Nordeste são tão variadas que a região mais quente do Brasil tem até um enorme Festival de Inverno.

Durante 15 dias, Garanhuns, no Agreste nordestino, recebe uma programação de shows, exposições de arte, circo e teatro, numa das melhores festas do Brasil para viajar no inverno.

O FIG Garanhuns tem shows de grandes artistas e muita cultura popular, em um dos mais coloridos e divertidos festivais de cultura do Brasil.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*