Salvador tem festa o ano todo, de janeiro ao réveillon | Pixabay

Festas populares e feriados na Bahia em 2017

Na Bahia o que não falta é festa. Berço da cultura brasileira, o Estado, a exemplo do país, tem mania de festa. É festa o ano todo! Os festejos populares se concentram, em sua maioria, no verão, mas há tradições religiosas e históricas de janeiro a dezembro.

Isso sem contar as manifestações folclóricas, de diversas origens, que se pode ver em cada canto das cidades da Bahia, como as apresentações em espaços públicos de capoeira, maculelê e samba-de-roda.

O ponto alto é o Carnaval, com os desfiles e carreatas ao som de axé com os blocos e abadás. O clima de festa entre os meses de fevereiro e março chegam a cansar o turista menos empolgado.

Por isso, uma dica, ao se planeja viajar para a Bahia, é consulta o calendário de feriados para confirmar a data do carnaval. Prefira, como nós, viajar para Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Morro de São Paulo, Costa do Sauípe e Praia do Forte, por exemplo, a partir abril até junho, e entre setembro e novembro.

No começo de dezembro, que ainda não é alta estação, você consegue pegar a Festa de Santa Bárbara (dia 4/12) no Centro Histórico, a Festa da Conceição (8/12) e a Festa de Santa Luzia (13/12).

Como sabe-se, os feriados do começo do ano são os mais concorridos, com o Réveillon 2017, em 31 de dezembro, e a grande atração da Lavagem do Bonfim, sem contar o Carnaval 2017 na Bahia, que sempre transforma Salvador em um formigueiro humano.

Veja a seguir o calendário de feriados 2017 e festas populares em Salvador, Brasil:

Janeiro

1.º de janeiro – Procissão Nosso Senhor dos Navegantes – Festa na Baía de Todos os Santos

1.ª semana de janeiro – Festa da Lapinha (apresentações de Ternos de Reis e Missa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição da Lapinha)

2.ª quinta-feira após a Festa de Reis – Em 2017 a festa será no dia 19 de janeiro.

6 de janeiro – Festas de Reis.

12 de janeiro de 2017 – Lavagem do Bonfim – Festa em Salvador, na Conceição da Praia ao Largo do Bonfim. A tradicional lavagem das escadarias Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval.

A Lavagem do Bonfim

O festejo começa em frente à Igreja da Conceição da Praia e segue com caminhada de 8 km até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. O cortejo é liderado por baianas em trajes típicos – turbantes, saias engomadas, braceletes e colares – que carregam vasos com água de cheiro. Todos se vestem de branco, que á a cor de Oxalá, o deus Yoruba sincretizado com Senhor do Bonfim.

16 de janeiro de 2017 – Festa da Ribeira – Conhecida por “Segunda-Feira Gorda”, é realizada na segunda-feira após a Lavagem do Bonfim dando continuidade ao ciclo de festas populares.

29 de janeiro de 2017 – Festa de São Lázaro – Durante a manifestação, de origem católica, é realizada uma missa, tríduo e procissão pelas ruas do bairro em louvor ao santo. É forte a participação do candomblé, que homenageia Omolu com lavagem da escadaria da igreja de São Lázaro, velas acesas e banho de pipoca.

Fevereiro

2 de fevereiro – Festa de Yemanjá – Desde a madrugada, adeptos do candomblé, turistas e devotos formam filas imensas para colocar oferendas e pedidos nos balaios, que ficam na Casa do Peso no Bairro do Rio Vermelho, em Salvador, no fim da tarde, um cortejo com muitas embarcações leva para alto-mar os balaios, carregados de presentes, pentes, espelhos, sabonetes, perfumes, flores, e até joias.

5 de fevereiro – Lavagem de Itapuã – A lavagem é feita por baianas vestidas a caráter que levam potes de cerâmica com flores e água de cheiro que lavam a escadaria da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. A tarde é a vez dos blocos de chão fazerem a festa.

28 de fevereiro de 2017 (terça-feira de carnaval) – Blocos e trios elétricos em Salvador e Porto Seguro.

Março

29 de março – Aniversário de Salvador – Shows e festas pela cidade.

Cidade Alta, em Salvador - Bahia | Pixabay

Cidade Alta, em Salvador – Bahia | Pixabay

Junho

De 1 a 13 de junho – Trezena de Santo Antônio – Tradicional quermesse e festa junina da Bahia.

De 23 a 24 de junho – Festa de São João da Bahia

29 de junho – Festa de São Pedro

Julho

2 de julho – Independência da Bahia (saiba mais)

Novembro

Acarajé, massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frita em azeite de dendê | Pixabay

Acarajé, massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frita em azeite de dendê | Pixabay

25 de novembro – Dia da Baiana do Acarajé – A data homenageia a importância histórica e cultural da figura da baiana do acarajé, nome dado às mulheres que se dedicam na produção e venda dessa iguaria típica da Bahia.

A baiana é uma das figuras típicas mais populares do Brasil. A profissão de baiana de acarajé foi oficializada com o decreto de lei municipal de Salvador. Normalmente, o Dia da Baiana de Acarajé é comemorado no centro histórico de Salvador

Dicas dos melhores hotéis e resorts all inclusive da Bahia

Dezembro

2 de dezembro – Dia do Samba

4 de dezembro – Festa de Santa Bárbara – Nas praças e mercados do Centro Histórico é servido o tradicional Caruru (quiabos).

13 de dezembro – Festa de Santa Luzia – É considerada a padroeira dos olhos. Na Igreja do Pilar, que leva o nome da santa, os fiéis formam longas filas para molharem os olhos com a água milagrosa de Santa Luzia.

8 de dezembro – Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia – A festa da padroeira da Bahia é a festa religiosa mais antiga do Brasil, conforme dita a tradição, entre os elementos presentes da procissão estão o andor com a imagem da Conceição da Praia, a imagem de São José (esposo virginal de Nossa Senhora), a imagem do “menino Jesus” e outra em homenagem à Santa Barbara. Padres, fiéis, seminaristas e a população seguem o andor acompanhado trio elétrico ao som do coral da Basílica.

31 de dezembro – Réveillon 2017 na Bahia – Lugares em Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Morro de São Paulo e Praia do Forte realizam grandes festas em hotéis, à beira mar, em navios, bares e restaurantes. O principal evento é a festa da virada em Salvador, que reúne artistas consagrados da música da Bahia.

Réveillon 2017 em Salvador: programação com shows

Contamos com informações da Secretaria de Turismo de Salvador | Saltur Salvador

2 Comentários

  1. Na Lavagem do Bonfim

  2. ALGUÉM SABE, QUEM VAI TOCAR NA LAVAGEM DO BOMFIM ?NA RUA SEM SER AS FESTAS PAGAS.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*