Fazenda de Cacau na Estrada do Chocolate, Ilhéus | Foto: Ana Lee

Estrada do Chocolate é destaque no circuito turístico de Ilhéus

ASCOM – Repórter: Eduardo Bastos 

O município de Ilhéus, no sul da Bahia, ganha destaque num ranking do site Gazeta do Povo (Curitiba) relativo às cidades que produzem os melhores chocolates do mundo. A listagem inclui Gramado (RS), Campos do Jordão (SP), Zurique (Suíça) e Hershey (EUA), dentre outros.

O chocolate começa com o cacau, e Ilhéus é considerada a capital brasileira do fruto. É um destino certo para quem quer conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde a plantação do cacau até a hora de degustá-lo.

É da cidade baiana que sai boa parte da produção nacional do fruto, embora o período de bonança tenha ficado para trás na década de 1990, quando um fungo dizimou as plantações. No entanto, muitas fazendas conseguiram se reerguer e hoje abrem as portas para quem quer aprender mais sobre o chocolate, como a Riachuelo, uma das maiores; a Provisão, que data do século 19; e a Yrerê, também com mais de uma centena de anos.

Quem vai à Ilhéus pode aproveitar também para fazer uma hidratação facial com chocolate ou participar da Circuito Cacau Running, uma corrida que traz a cultura da região cacaueira para as ruas do município. É também possível visitar o povoado de Rio Branco, uma pequena cidade que floresceu ao redor da estação de trem de mesmo nome, mas que foi perdendo valor ao longo do século passado. Só restaram ruínas de um período próspero, e parte da cenografia usada para a filmagem da novela ‘Renascer’, nos anos 1990”, mostra a reportagem.

A demonstração do processo produtivo em todas as suas etapas é exatamente a proposta da primeira estrada temática da Bahia, a Rota do Chocolate, que está sendo implantada no trecho da BA-262 que liga Ilhéus a Uruçuca.

O projeto de ambientação da Estrada do Chocolate é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio das secretarias do Turismo (Setur) e do Planejamento (Seplan), Prefeitura de Ilhéus e a Associação de Turismo de Ilhéus.

Estrada do Chocolate

O roteiro passa por várias fazendas de cacau, algumas do século 19, e permitirá ao turista conhecer também a riqueza histórica e cultural do sul do Estado. São fazendas que preservam casarões de arquitetura colonial e um pouco do patrimônio da época áurea do cacau, quando Ilhéus viveu uma fase de fausto. A ambientação da estrada inclui pórticos de acesso e centros de atendimento ao turista.

As ações em andamento para a consolidação da Rota do Chocolate incluem a construção de uma rede turística organizada, com o aproveitamento da estrutura já existente no local, como hotéis, restaurantes, fazendas e escolas. Estão previstas também a capacitação dos agentes envolvidos com a estrada temática e a qualificação de produtos e equipamentos para o turismo rural.

Salvador está entre os melhores destinos de 2018

Como chegar: Ilhéus está a 2.107 quilômetros de distância de Curitiba, mais de 28 horas de viagem de carro. No entanto, há voos para lá pelas companhias Avianca, Azul, Gol e Latam com uma ou duas escalas, e passagens a partir de R$ 964 (dependendo da época).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*