Carnaval em porto Seguro | Divulgação

Carnaval 2018 na Bahia: de Salvador a Porto Seguro

Carnaval nos municípios baianos fortalece o turismo

Por Ana Paula Cabral

A dimensão, expressividade e organização do Carnaval de Salvador tornaram a festa uma referência da Bahia para o mundo. Mas a folia de Momo vai muito além da capital.

O que fazer em Salvador

Vários municípios baianos mantêm a tradição dos festejos e movimentam o turismo no período. Estimativa da Secretaria do Turismo do Estado indica que são mais de 1,4 milhão de visitantes.

De acordo com o secretário estadual do Turismo, José Alves, o Carnaval é responsável por importante fatia da movimentação econômica nesse período.

“A festa vai gerar mais de R$ 2,3 bilhões em todo o Estado, um dos motivos para o governo estadual apoiar o Carnaval de diversos municípios, como forma de valorizar a cultura e o turismo”, afirma.

Entre as cidades que recebem aporte do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo do Estado e da Bahiatursa, para a realização do Carnaval, está Valença. Atrações regionais se apresentam no palco montado na praia de Guaibim, desta sexta até terça-feira (dias 9 a 13).

Melhores resorts da Bahia para as férias

A programação inclui apresentações de manifestações culturais como o Bumba meu Boi.

A administração municipal estima que 30 mil turistas participem da folia, destacadamente baianos de cidades vizinhas e turistas goianos e brasilienses. A rede hoteleira de Guaibim registra 100% de ocupação.

Famoso pelo concurso de fantasias, o Carnaval de Maragojipe vai deste sábado até terça-feira (dias 10 a 13), na Praça da Matriz.

A grade de atrações inclui as bandas Diamba e Filhos de Jorge.

A Prefeitura estima ocupação hoteleira de 90% e 30 mil visitantes no período. Na lista estão mineiros, paulistas, cariocas, portugueses e franceses, mas a maioria vem de municípios do Recôncavo, como Santo Amaro, Cachoeira e Muritiba.

No município de Cairu, as comemorações acontecem tanto na sede quanto nas localidades turísticas de Boipeba e Gamboa. A partir desta sexta-feira (9), a animação ficará por conta de fanfarras, bloquinhos e concurso de fantasias, dentre outros.

Quando o reinado de Momo acaba, a folia recomeça em Morro de São Paulo, no fim de semana após a Quarta-feira de Cinzas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, mais de 40 mil visitantes passarão por Cairu no Carnaval, gerando uma ocupação de 95% dos 15 mil leitos das localidades turísticas de Boipeba, Gamboa e Morro de São Paulo.

Até terça-feira (13), a folia está liberada também em Porto Seguro, com blocos que desfilam na Passarela do Descobrimento, na sede do município, e nas localidades de Arraial D’Ajuda e Trancoso. Depois, a programação continua na Quarta-feira de Cinzas (14) e nos dias 17 de fevereiro e 3 de março.

Segundo a Prefeitura de Porto Seguro, durante o Carnaval são esperados 60 mil visitantes vindos de outros municípios baianos e de estados como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. O número reflete na ocupação hoteleira, que chega a 95% dos 45 mil leitos disponíveis na cidade.

Hotéis na Bahia durante o feriado

Carnaval impulsiona ocupação de hotéis em áreas turísticas da Bahia

Neste feriadão de Carnaval 2018, a Bahia deve receber 2,1 milhões de turistas, em busca de folia, praia, descanso ou aventura. São baianos em viagem pela própria Bahia, brasileiros de estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro , e estrangeiros, a exemplo de argentinos, espanhóis e norte-americanos, dentre outros.

Em Salvador, onde a estimativa é a de que 650 mil turistas gastem R$ 715 milhões, os hotéis próximos aos circuitos – Campo Grande, Barra e Ondina – devem alcançar 95% de ocupação até o Carnaval.

Importante destino da Costa do Cacau, Itacaré registra uma média de 90% de ocupação para o Carnaval. O secretário municipal de Turismo, Júlio Oliveira, acredita que até a festa todas as vagas estejam reservadas. Neste verão, a cidade tem boa procura. No Réveillon, alcançou 100%, enquanto que no mês janeiro a média foi de 90%.

Neste feriadão, Itacaré deve receber 20 mil visitantes, principalmente baianos que vão aliar a tranquilidade do clima praiano à folia, entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Dentre as atrações da festa, realizada com apoio da Secretaria do Turismo do Estado/Bahiatursa, estão o cantor Edson Gomes e as bandas Revelação e Bandana, bem como grupos de mascarados, bailes infantis e da Melhor Idade.

Em Ilhéus, os 8 mil leitos dos meios de hospedagem devem ser reservados até o feriadão do Carnaval. De acordo com Marco Lessa, presidente do Costa do Cacau Convention Bureau, a maioria dos hotéis e pousadas já tem taxa de 100% de reservas, mas há algumas vagas disponíveis em hotéis e pousadas menores.

Porto Seguro e Praia do Forte – Perto de Salvador, hotéis de Praia do Forte garantiram 82% de ocupação no período de 9 a 14 de fevereiro. Além da sede do município, as localidades de Trancoso e Arraial D’Ajuda também estão entre as regiões mais procuradas pelos turistas nesta época.

Chapada Diamantina – O município de Mucugê já registra 100% de ocupação dos hotéis e pousadas, segundo Pedro Kroger, representante da ABIH na Chapada Diamantina. Há ainda possibilidade de lotação no município de Lençóis. “Cerca de 60% das reservas são feitas por moradores de Salvador, mas também registramos muita procura depois do feriadão. São principalmente paulistas, cariocas e mineiros que participam da festa na capital e depois vêm relaxar em Lençóis”.

Passagens aéreas em promoção para o Carnaval 2018

Companhias aéreas investem no Carnaval baiano com voos e ações promocionais

Por Eduardo Bastos

Os turistas que vêm passar o Carnaval em cidades da Bahia contam com mais de 365 voos extras. Somente entre os dias 6 e 14 de fevereiro, o Aeroporto Internacional de Salvador vai operar a chegada de 600 voos, informa a Vinci Airports.

Para o secretário estadual do Turismo, José Alves, o aumento da oferta de voos resulta de uma série de ações, como o êxito na promoção do destino Bahia. “A diversidade do Carnaval baiano, a nossa hospitalidade e a qualidade da infraestrutura turística são fatores relevantes neste processo que incrementa o interesse pela Bahia”.

— Passagens aéreas em promoção para a Bahia: voos e aeroportos

Dos 120 voos extras relativos à temporada de verão, a Avianca reservou 88 para a folia baiana (até 15 de fevereiro) e investe também em ações promocionais. A companhia efetivou parcerias com o Camarote Salvador e os blocos Eva e Olodum. Haverá um voo exclusivo saindo de Guarulhos (SP), com pocket show da banda Eva, nesta quinta-feira (8), às 19h50. O desembarque na capital baiana está previsto para 21h, trazendo entre os convidados especiais, os artistas Bruno Gissoni, Felipe Titto, Manu Gavassi, Léo Picon e Gabi Lopes.

O objetivo é o de proporcionar uma experiência completa para quem for conferir uma das melhores festas de Carnaval do país. “Salvador é atualmente um dos nossos mais importantes hubs. Então, participar de um dos momentos mais tradicionais para a cidade faz todo o sentido”, afirma Arthur Sorelli Furtado, gerente sênior de marketing da Avianca Brasil.

A Azul Linhas Aéreas, que já havia disponibilizado 1.020 frequências adicionais para destinos baianos na alta estação, amplia o número para 1.066 no Carnaval. A Gol Linhas Aéreas colocou à disposição mais de dois mil voos extras para atender às cidades de Salvador, Porto Seguro e Ilhéus no verão. Deste total, 231 são para o período de 8 a 19 de fevereiro.

Guias e Monitores – Os visitantes são recebidos no Aeroporto de Salvador com música e dança. No receptivo especial preparado pela Bahiatursa, estão previstas distribuição de fitinhas do Senhor do Bonfim, apresentações musicais, oficina de turbantes e pintura tribal. A Operação Boas-Vindas inclui o atendimento prestado por equipe de Guias e Monitores, oferecendo informações turísticas e atendimento de qualidade em sete idiomas estrangeiros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*